Área de Aprendizagem CERS
"Com a chegada da pandemia o modelo presencial foi afetado de diversas formas, fazendo com que muitas empresas, profissionais e estudantes migrem para o ensino a distância. A disputa e concorrência aumentando, fazendo-se necessária a evolução das plataformas quanto à engajamento, usabilidade, acessibilidade, interface, performance e muitos outros pontos."
Em um cenário de consolidação do ensino remoto, o desafio era oferecer uma experiência de aprendizagem digital mais fluida, personalizada e eficiente, que aumentasse o engajamento e a retenção dos alunos.
onde o aluno pudesse acompanhar seu progresso, acessar conteúdos com mais agilidade, integrar diferentes produtos (assinaturas, cursos avulsos, eventos) e ter uma visão clara do seu desempenho acadêmico.
O ensino a distância se consolidou como parte fundamental da educação formal e corporativa, deixando de ser uma alternativa para se tornar uma escolha estratégica. Impulsionadas pela pandemia de COVID-19, as plataformas EAD evoluíram e passaram a incorporar tecnologias mais sofisticadas, com foco em experiência do usuário, engajamento e personalização.
Principais características do cenário:
Modelo híbrido como dominante:
instituições de ensino adotaram formatos híbridos, combinando aulas presenciais com conteúdo digital, aproveitando a flexibilidade do EAD sem abrir mão do contato humano.
Crescimento das EdTechs:
o mercado global de tecnologia educacional seguiu em expansão, com startups oferecendo soluções voltadas para microlearning, gamificação, trilhas personalizadas e inteligência artificial aplicada à educação.
Foco na experiência do aluno:
plataformas passaram a investir mais em usabilidade, acessibilidade, mobile-first e acompanhamento em tempo real do desempenho do estudante.
Inteligência Artificial e análise de dados:
IA começou a ser aplicada em recomendações de conteúdo, tutores virtuais, correções automáticas e insights sobre o comportamento do aluno, tornando o aprendizado mais adaptativo.
Valorização de soft skills e aprendizagem contínua:
a demanda por capacitação profissional e lifelong learning cresceu, levando plataformas a oferecer cursos modulares e certificados rápidos, voltados ao mercado de trabalho.
Desafios ainda presentes:
Foi realizada uma desk research para entender melhor o cenário atual do mercado de plataformas de ensino, especialmente na área jurídica e de concursos públicos. Foram analisados também dados atuais da plataforma CERS através das ferramentas: Google analytics e Hotjar, sendo relevante destacar que:
Na pesquisa foram analisadas as seguintes plataformas visando entender o que já estava sendo feito e como poderia ser melhorado e incorporado na solução.
Plataformas de ensino online tiveram um papel relevante na democratização do ensino jurídico de qualidade no Brasil, especialmente em um contexto pós-pandemia em que o acesso ao presencial ainda era limitado para grande parte da população.
Acesso à educação em regiões remotas
A plataforma permitiu que estudantes de regiões afastadas dos grandes centros urbanos pudessem se preparar para concursos públicos, exames da OAB e cursos de especialização, com a mesma qualidade oferecida nos grandes polos.
Inclusão digital
Com uma interface simplificada, responsiva e acessível, o novo ambiente favoreceu o uso em dispositivos móveis e para públicos com menor familiaridade com tecnologia, diminuindo barreiras de entrada no ensino online.
Mobilidade social
Ao facilitar o acesso a uma formação jurídica sólida e à aprovação em concursos, a nova experiência contribuiu diretamente para a ascensão profissional e econômica de milhares de estudantes que viram na educação uma chance real de transformação de vida.
Foco na autonomia do aluno
A nova estrutura promoveu o protagonismo na aprendizagem, com ferramentas que permitiam o aluno monitorar seu desempenho, organizar seus estudos e construir sua própria jornada — o que fortalece o senso de responsabilidade e disciplina, competências fundamentais no desenvolvimento pessoal.
Valorização da educação pública e jurídica
Ao fortalecer a preparação de candidatos para o setor público e jurídico, o projeto também contribuiu indiretamente para a formação de profissionais mais preparados para atuar com ética, conhecimento e compromisso social.
Foram levantadas várias idéias sendo as seguintes ideias selecionadas para a versão inicial da solução:
Após toda uma análise, foi possível identificar que a solução inicial deveria ser uma plataforma web responsiva e posteriormente uma versão mobile. A criação de um app na versão inicial não seria viável devido à complexidade do projeto e ao tempo limitado para o desenvolvimento.
Após o mapeamento e organização foi criado o fluxo de navegação do usuário:
Para contextualizar toda a identidade visual do aplicativo, foi criado um board para ser seguido como modelo estético / visual para a criação do styleguide.
Levando em consideração o design system e os insights originados dos testes de usabilidade, foi possível estruturar o protótipo de alta fidelidade:
A nova Área de Aprendizagem do CERS reforçou um princípio essencial: o engajamento do aluno vai muito além do conteúdo — ele passa pela experiência. Ao colocar o usuário no centro do processo de design, foi possível desenvolver um ambiente mais intuitivo, fluido e motivador.
Clareza e organização aumentam o engajamento:
dashboards objetivos, trilhas bem estruturadas e visualização clara do progresso mantêm o aluno motivado e em movimento.
Pequenas melhorias fazem grande diferença:
recursos como retomada do vídeo de onde parou, materiais integrados e filtros inteligentes impactaram diretamente no tempo de permanência e retorno à plataforma.
Autonomia gera compromisso:
ao permitir que o aluno visualize seu desempenho e gerencie sua jornada, a plataforma estimulou um engajamento mais ativo e contínuo.
Design e tecnologia são aliados da educação:
a interface amigável, adaptada a diferentes dispositivos, reduziu fricções e facilitou o acesso constante ao conteúdo, especialmente em contextos de estudo não estruturado.
A nova plataforma se tornou não apenas um canal de entrega de conteúdo, mas um ambiente de aprendizado centrado no usuário, capaz de transformar o estudo em uma experiência mais produtiva, agradável e eficaz.